Produtora rural economiza cerca de R$ 3 mil com uso de biodigestor

Além dos produtos serem orgânicos, são de muita qualidade

Recolher os dejetos de suíno para adubar a horta plantada em sua propriedade, localizada no assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso. A cada 15 dias essa é a rotina da dona Maria. Por meio de um biodigestor, ela e sua família produzem alimentos mais saudáveis, o que dispensa a compra de adubo químico, e ainda ajuda a economizar com o gás de cozinha.

O adubo retirado do tambor é tratado. Para recolher as fezes do animal, o chiqueiro é lavado a cada três dias.

A água, junto com os resíduos, escorre para parte de baixo de uma estufa, onde o adubo é produzido de forma orgânica. O líquido sai por um cano pronto para uso. O processo por onde passam as fezes chama-se biodigestão.

O projeto de instalação do biodigestor foi implantado em Sorriso por meio do Clube Amigos da Terra (CAT). A ideia é a de produzir alimentos mais saudáveis.

Na propriedade da dona Maria e do pai dela, o biodigestor está instalado há quatro anos. Desde então, eles nunca mais precisaram comprar adubo químico.

As vantagens são muitas. As frutas e os legumes produzidos na propriedade são vendidos na Feira do Produtor Rural de Sorriso. Além dos produtos serem orgânicos, são de muita qualidade.

A urina das vacas leiteiras também ajuda a espantar as pragas das plantações. Todos os dias, o xixi do animal é recolhido e serve para afastar os bichos que estragariam os alimentos.

Toda a família também passou a economizar gás de cozinha. O produto passa pelo biodigestor e chega na cozinha da dona Maria por meio de uma mangueira.

O gás também é produzido no biodigestor por meio dos resíduos do suíno. Para que o processo funcione podem ser usados outros tipos de resíduos, como os de bovinos e das aves, por exemplo.

O gás de cozinha é como se fosse uma espécie de bônus para quem estalar o biodigestor. Isso porque o objetivo principal é o de produzir alimentos orgânicos.

Atualmente, quatro propriedades de Sorriso produzem alimentos orgânicos, mas não usam o biodigestor.

O custo para instalação do equipamento gira em torno de R$ 1,5 mil. O CAT ressalta que continua à disposição para auxiliar demais produtores da região.

Portal Sorriso | 24/07/2018 16:14:39

https://www.24horasnews.com.br/noticia/produtora-rural-economiza-cerca-de-r-3-mil-com-uso-de-biodigestor.html


Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube