Diagnóstico de situação e proposição de sistema de monitoramento dos impactos ambientais causados pela reciclagem agrícola do lodo de esgotos no Paraná

Resumo de Trabalho Científico

BONNET, B. R. P. Diagnóstico de situação e proposição de sistema de monitoramento dos impactos ambientais causados pela reciclagem agrícola do lodo de esgotos no Paraná. Monografia de Especialização (Análise Ambiental). Setor de Tecnologia da UFPR. Curitiba, 1995.

INTRODUÇÃO
 

Este trabalho representa o requisito final do Curso de Especialização em Análise Ambiental do Departamento de Geografia da UFPR e centra-se na reciclagem agrícola do lodo de esgotos gerado como subproduto dos processos de tratamento e seus impactos no meio ambiente. Amplamente praticada a nível internacional, a disposição agrícola do lodo está entre as alternativas mais econômicas e atualmente é objeto de uma ampla avaliação técnico-científica para uma possível aplicação no Estado do Paraná nos próximos anos.

Diversos são os impactos ambientais positivos nas características físicas, químicas e biológicas de solos fertilizados com o produto. Os impactos negativos potenciais associados a esta prática decorrem da alta contaminação por patógenos, compostos orgânicos tóxicos e teores de metais pesados no lodo de esgotos, transferíveis ao ambiente. Condições de baixa estabilidade podem favorecer a emissão de odores e a instalação de insetos vetores no produto. Para a minimização destes impactos potenciais, tem sido priorizado no Paraná o uso do lodo tratado com cal e de lodo compostado.

Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral a discussão dos principais impactos ambientais causados pelo uso do lodo de esgoto na agricultura para o Estado do Paraná. Seus objetivos específicos englobam o levantamento preliminar desses impactos, o estudo da adequação de metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais a sistemas de gestão do uso do lodo de esgoto como fertilizante, a definição de indicadores de impacto ambiental associados à prática e a contribuição à elaboração de um sistema de gestão através da proposição preliminar de um plano de monitoramento do uso do lodo de esgoto na agricultura.

[Banco de Dados]

Orgânico

Página Anterior     Associe-se
Próximo Nó

Rodapé