Produção de Beterrabas Semeadas Segundo o Calendário Astronômico Agrícola

 

SCHWENGBER, José Ernani¹ ; CUSTODIO, Tiago² ; MALTZAHN, Latóia E.³ ; MORAES, Roger T. de* ; ZANATTA, Thobias* ; PEREIRA, Caroline V.* .

 

¹ Eng. Agr. Pesquisador Embrapa, [email protected];² Mestrando - Universidade Federal de Pelotas, et[email protected]; ³Técnica Agícola, [email protected]; * Estudantes de Agronomia – Universidade Federal de Pelotas, [email protected] [email protected]; * Ecóloga,[email protected]

 

Resumo

O calendário astronômico agrícola é uma ferramenta utilizada pelo movimento biodinâmico internacional. Baseado na astronomia, envolve a relação direta da influência dos ritmos cósmicos na agricultura. Com o objetivo de conhecer o efeito do ritmo sideral da lua sobre diferentes datas de semeadura, semeou-se a cultura da beterraba durante os períodos recomendados para fruto, flor, folha e raiz na Estação Experimental Cascata – Embrapa Clima Temperado, entre 27/09 e 28/10 de 2012. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, constituídos por quatro épocas de semeadura (blocos), quatro datas de semeadura (raiz, folha, flor, fruto) e quatro repetições para cada data. As parcelas foram constituídas de canteiros com 0,2 m de altura e 1 m² de área útil, constituída por quatro linhas de cultivo. A colheita e avaliação foram feitas aos 95 dias da semeadura. Não se observou diferenças entre as variáveis analisadas para as semeaduras segundo o ritmo sideral, no entanto, para as variáveis de peso (comercial e não comercial) houve diferença entre os blocos, significando que diferentes épocas de semeadura influenciam a produtividade.

Documento Completo

Fonte:Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 8, No. 2, Nov 2013 (Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia – Porto Alegre/RS – 25 a 28/11/2013)

___________________________________________________________________________________________________________

Conheça o Ebook e mais sobre a influência da lua na agricultura, abaixo:

ebookCom 80 páginas ilustradas, não apenas ensinamos sobre as fases da Lua, mas, como plantar, como colher, dou dicas diversas, além da maior tabela de cultivo e suas respectivas fases lunares, já vista. Temos absoluta certeza que a espécie que não encontrou aqui encontrará no ebook.

Tenho certeza que o conteúdo presente no ebook organizado de forma didática, pronto para ser assimilado de forma rápida e em qualquer lugar. Veja a mostra do material aqui e saiba como adquirir o mesmo em nossa página de v endas na conceituda hormart ou compre diretamente clicando no link abaixo.

hotmart  

 

A influência da lua na agricultura na ciência e artigos:

       
  Lua

Trabalhos Científicos

     
    Produção de Beterrabas Semeadas Segundo o Calendário Astronômico Agrícola
     
    Rendimento, qualidade e conservação pós colheita de cenoura (Daucus Carota L.), sob cultivo biodinâmico, em função dos rítmos lunares - Dissertação de Pedro Jovchelevich (UNESP - Botucatu/SP - 2007)
    Tecnologia do Saber: A complexidade do conhecimento Lunar no Viver Rural
       
  Lua

Artigos

 
       
    - A influência da lua na agricultura por Alfredo Emílio Silveira  
       
    - A Influência da Lua na Agricultura por Sasha Fenton  
       
    - A Influência da Lua na Agricultura por Lya Tatiana  

Leia Mais:

SIGA NOS