Estratégias Inovadoras em ATER Voltados à Transição Agroecológica e ao Desenvolvimento de SAFs: o Caso do Assentamento Ipanema

Estratégias Inovadoras em ATER Voltados à Transição Agroecológica e ao Desenvolvimento de SAFs: o Caso do Assentamento Ipanema, Iperó/SP.

COSTA JR., Edgar Alves da1. edgacj@yahoo.com.br; GONÇALVES, Pedro Kawamura2.
pedrokaw@gmail.com; RUAS, Naishi1; GONÇALVES, Ana Cecília2; PODADEIRA, Diego Sotto1; Piña- Rodrigues, Fátima Conceição Marques de1. fpina@power.ufscar.br; LEITE, Eliana Cardoso1.
eliana.leite@ufscar.br.
1- UFSCAR/ Campus Sorocaba
2-UFSCAR/Campus Araras- Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural

Resumo

O Assentamento Ipanema, localizado dentro e ao redor da Floresta Nacional de Ipanema, constitui um peculiar exemplo do conflito existente entre o atendimento das demandas humanas e a necessidade em conservar o que resta dos ecossistemas nativos. Nele está sendo realizado o presente projeto, focado no desenvolvimento de metodologias e estratégias inovadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltada à implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), entendidos como uma alternativa fundamental para conciliar conservação ambiental e sustentabilidade social. Com isto, espera-se estabelecer uma dinâmica de difusão e ampliação autônoma do processo, de forma eficaz e participativa. Até agora, as estratégias de sensibilização, divulgação e diagnóstico, assim como as viagens de intercâmbio, geraram bons resultados, superando dificuldades e mobilizando a comunidade para o processo que culminará na implantação dos SAFs voltados tanto à produção como à restauração de áreas degradadas. Palavras-chave: Sistemas agroflorestais, assentamento rural, unidade de conservação.

Versão completa da pesquisa

[Banco de Dados]

Orgânico

Nó do Ramo     Associe-se

Rodapé