Semente de abacate substitui material plástico no México


Além de não poluir o meio ambiente, o recurso segue a cartilha da ''Economia Circular''

Uma nova tecnologia para a produção de talheres e canudos descartáveis,a partir do caroço do abacate,está sendo utilizada pela BioFase, empresa do México que garante produtos biodegradáveis e compostáveis.

O país, que é responsável por cerca da metade da produção de abacate do mundo, ainda tinha a semente desse fruto desperdiçada. A BioFase passou a utilizar como matéria prima para seus produtos a biomassa dos caroços recolhidos nas indústrias que processam azeites, molhos e outros derivados do abacate.

Além de não poluir o meio ambiente, o recurso segue a cartilha da “Economia Circular”: o que um setor descarta como lixo se transforma em material de produção para outro segmento. Todos os envolvidos nesta prática saem ganhando, pois são eliminados os custos de descarte de rejeitos e a matériaganha um destino inteligente.

No caso dos talheres e canudos, o produto final traz ainda um benefício maior, pois substitui o material plástico derivado do petróleo, maiorresponsável pela poluição dos oceanos na atualidade,por outro vindo da natureza. Os produtos descartáveis da mexicana BioFase se desintegram em 240 dias.

Os novos canudos e talheres não precisam ser separados para reciclagem e têm preços competitivos com os confeccionados com plástico que estão no mercado. Segundo analisou a BioFase, “o consumidor não pagará um preço injusto por cuidar do meio ambiente”.

A BiFase pesquisou durante um ano e meio a forma de produzir os talheres e canudos. Hoje, por meio de sua tecnologia patenteada, oferece produtos biodegradáveis (que se reincorporam à natureza, como as frutas) e compostáveis (que devem ser descartados em lixeiras, até que possam se degradar 100%).

A empresa é líder no México em produção de biopolímeros e pretende alcançar toda a América Latina, exportando seus produtos à base de biomassa para mais de onze países.

Fonte:Tudo Rodonia em 05-07-2019


Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube