Cientistas descobrem que extrato de flor é capaz de matar células de tumor

Além de ser uma bela flor, o narciso tem um componente que pode ajudar na cura do câncer. É que, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal Structure, o extrato natural da flor é capaz de provocar a morte de células cancerosas.

Os pesquisadores da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, testaram as propriedades anticancerígenas da hemanthamine (HAE), um produto químico natural encontrado nessas flores. 

Veja também:

Tratamento para tumores criado no Brasil será testado em humanos Sua imunidade enfraquece a cada ano e isso aumenta o risco de câncerEnzima que barra metástase e terapia com gel: avanços no combate ao câncer

As células cancerosas precisam de síntese proteica para crescer e progredir. As organelas celulares, conhecidas como ribossomos, são cruciais para essa síntese. Assim, os ribossomos são, de certo modo, o calcanhar de Aquiles das células de um câncer, que são sensíveis às terapias que impedem o funcionamento adequado dessas organelas.

Os pesquisadores identificaram que o HAE parece bloquear a produção de ribossomos, desencadeando uma reação em cadeia que inibe a síntese proteica e culmina com a eliminação de células cancerosas.

Segundo os autores, essa é a primeira vez que um estudo ofereceu uma explicação molecular para as propriedades anticancerígenas dos narcisos, que foram usados na medicina popular desde da Grécia antiga.


Leia Mais:



SIGA NOS

-->