Feltro sustentável retira 41 milhões de garrafas PET da natureza todo mês


Artesãos e até a indústria automobilística usam o feltro sustentável.

Garrafas PET estão sendo transformadas em um feltro sustentável. O produto é fabricado pela Feltros Santa Fé: cada metro quadrado consome 12 garrafas PET, um dos maiores vilões do meio ambiente.

Ao Razões para Acreditar, o diretor comercial, Luciano Amado, disse que a decisão da empresa de abandonar o uso dos polímeros virgens de poliéster foi tomada dez anos atrás. As garrafas são adquiridas de cooperativas de reciclagem espalhadas por todo o país. Todo mês, a Feltros Santa Fé retira 41 milhões de garrafas PET da natureza.

Funciona assim a transformação das garrafas em matéria-prima para o feltro: primeiro, são retirados o excesso de sujeira, com água de reuso, e as tampas; as garrafas então são trituradas em pedaços de 3 a 6 cm de diâmetro; os pedaços entram em processo de secagem até chegar a umidade zero; em seguida, vão para uma máquina onde são submetidos a uma temperatura de 240 graus, virando uma massa uniforme; por fim, a massa é transformada em filamentos refrigerados a 4 graus.

"O grande objetivo desse projeto é fazer com que esse produto não retorne novamente para a natureza. Está apoiado em quatro pilares, que estamos chamando de 4R: reduzir, recuperar, reutilizar e reaproveitar”, afirma Luciano.

O feltro sustentável é utilizado no artesanato, mas também pela indústria automobilística, construção civil, empresas de jardinagem, indústria calçadista e pela indústria de brinquedos, como material de substrato de produção ou produto final.

feltro sustentável retira 41 milhões garratas pet natureza

feltro sustentável retira 41 milhões garratas pet natureza

https://razoesparaacreditar.com/sustentabilidade/feltro-retira-garrafas-pet-natureza/


Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube