Lendager Group propõe fazenda de permacultura em floresta da Suécia

O Lendager Group divulgou desenhos e imagens do projeto Stedsans in the Woods, um empreendimento agrícola atualmente em andamento, localizado nas florestas da Suécia. Uma colaboração com os proprietários de restaurantes Mette Helbæk e Flemming Hansen, o projeto contará com uma fazenda de permacultura, um restaurante e quartos de hotel. O foco na sustentabilidade e a vivência da paisagem impulsionam a arquitetura e a marca Stedsans, que enfatizam a ideia de "dar mais do que retirar". Localizado em Bohult, na Suécia, o projeto oferece aos visitantes uma fuga da cidade com oportunidades de boa gastronomia e contato com a natureza. 

Helbæk e Hansen têm uma longa história em investimentos na agricultura, sendo ex-proprietários de um restaurante popular em Copenhague que servia produtos de origem local. Sua dedicação à sustentabilidade e à comida atraiu ampla atenção pública, visto no sucesso de seu Kickstarter para o projeto, que arrecadou mais de US$ 120.000.

O núcleo do desenvolvimento é chamado de "Terceiro Espaço" e abriga o restaurante e a cozinha. De acordo com os arquitetos, a estrutura principal foi modificada a partir de duas escadas de madeira provenientes de Slöinge, na Suécia. Com grandes pedras e concreto atuando como apoio adicional, o restante do espaço é fechado com vidro. A forma do edifício é dividida em dois prismas triangulares que se cruzam, um deles abriga os fornos ao ar livre e o outro oferece espaço para o preparo das refeições. Os hóspedes comem em uma longa mesa que pode acomodar trinta pessoas.

Os visitantes ficarão hospedados em 14 pequenas cabines localizadas nas redondezas, com vistas para a paisagem natural da floresta e do lago. Além disso, algumas dessas cabines serão construídas mata adentro, entre as árvores. 

Um aspecto importante do processo de projeto foi tentar reduzir a pegada ambiental do empreendimento. Ao reutilizar materiais de estruturas próximas, usando terra batida para as paredes internas e incluindo pedras oriundas do processo de escavação, o projeto Stedsans no Woods buscou em seus materiais construtivos uma oportunidade para ser o mais sustentável possível.

Dos arquitetos: Imagine o solo da floresta como um espaço de diversão onde o madeiras antigas, terra batida, velhos celeiros  e vidro abandonado de estufas industriais são reinventados para materializar a fazenda de permacultura sustentável de amanhã.


As estruturas permanentes devem ser concluídas no outono de 2017, mas os terrenos estão abertos este verão com instalações temporárias para gastronomia e hotelaria.

Fonte:Archdaily em 02-07-2017


Leia Mais:



SIGA NOS

-->